quarta-feira, fevereiro 17, 2010

CONTRA A MESMICE

Se a justiça for feita, Unidos da Tijuca será a campeã de 2010

O desfile das escolas de samba da Marquês de Sapucaí está cada vez melhor. A criatividade dos carnavalescos se supera a cada ano. Beija-Flor e Grande Rio se firmam como as agremiações que mais empolgam a arquibancada, provando que o verdadeiro samba, no Rio, mora na Baixada Fluminense. As escolas têm razão em manter segredo de suas alegorias. Só por isso uma é tão diferente da outra quando passa na avenida. Os sambas-enredos estão cada vez mais ricos em melodias e com letras mais originais. Só o que estraga o carnaval é a insistência de um certo Paulo Barros em ser carnavalesco. Ele atrapalha o desfile. Suas alegorias são sem graça, entendiam o público, são pobres. Sempre falta humor à escola comandada por Barros - este ano foi a Unidos da Tijuca. O carnaval só vai ser perfeito quando Paulo Barros se aposentar. E se houver justiça, se os jurados deste ano forem competentes, se o desejo do público for atendido, a Unidos da Tijuca será rebaixada para o Grupo de Acesso.
Todo ano, Quarta-feira de Cinzas, me cabe a tarefa de escrever uma coluna sobre carnaval. Todo ano aposto na escola de Paulo Barros para levar o título de campeã. Todo ano afirmo que Paulo Barros é o melhor carnavalesco em atividade. Todo ano reclamo da mesmice das outras escolas. E, todo ano, o carnaval de Paulo Barros não vai nem para o Desfile das Campeãs. E, todo ano, os jurados premiam a mesmice de sempre. Quem sabe se, escrevendo tudo ao contrário, a justiça enfim, seja feita?
Não vou, mais uma vez bater na tecla da mesmice. As escolas estão muito parecidas, sem personalidade. Mas talvez não haja outra saída. Quando todos os carnavalescos sabem o que dá certo - e o resultado do carnaval tem sido coerente ao premiar o previsível-, é natural que fórmulas se repitam. Para que arriscar na avenida? Paulo Barros corre riscos e por isso se destaca. Podem falar do carro do Sítio do Picapau Amarelo do Salgueiro, podem elogiar o bom gosto das fantasias da Unidos da Ilha, podem destacar a alegria da Vila na Sapucaí. A imagem que vai ficar deste carnaval é a da comissão de frente da Unidos da Tijuca. Surpresa gera encantamento. E a Tijuca foi a única escola a encantar no carnaval de 2010. Mas, para manter a tradição de meus palpites equivocados, escrevo mais uma vez: este Paulo Barros não sabe levantar a avenida.

Artur Xexéo - Jornal O Globo, Quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010


É Xexéo, sempre equivocado nos palpites... enfim, o mago - "que não sabe levantar a avenida" - foi premiado com o título! Parabéns Paulo "mago" Barros! Parabéns Unidos da Tijuca!


NÃO É MAIS SEGREDO: A TIJUCA TEM SAMBA-ENREDO

Desvendar esse mistério
É caso sério, quem se arrisca a procurar
O desconhecido, no tempo perdido
Aquele pergaminho milenar
São cinzas na poeira da memória
E brincam com a imaginação
Unidos da Tijuca, não é segredo eu amar você
Decifrar, isso eu não sei dizer
São coisas do meu coração

Eu quero ver esse lugar
Que o próprio tempo acabou de esquecer
Meu Deus por onde, vou procurar
Será que alguém pode responder

Quem some na multidão
Esconde a sua verdade
Imaginação, o herói jamais revela a identidade
Será o mascarado, neste bailado, o folião?
A senha, o segredo da vida
a cheve perdida
É o "x" da questão
Cuidado o se vê não pode ser... será?
Ao entender é melhor revelar
No sonho do meu carnaval
Pare pra pensar, vai se transformar
Ou esconder até o final?

É segredo, não conto a ninguém
Sou Tijuca, vou além
O seu olhar, vou iludir
A tentação é descobrir